Interior supera os 40 graus mas calor atenua no Litoral a partir de hoje
Perigo de incêndio continua elevado nos próximos dias. Fogos mobilizaram mais de três mil bombeiros, mas Governo não decreta situação de alerta.
Corpo do artigo
As temperaturas vão continuar altas no Interior do país, com os termómetros a ultrapassar os 40 graus em várias localidades. Prevê-se, porém, uma descida do calor no Litoral já a partir de hoje. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dez distritos em alerta laranja. Vários focos de incêndio proliferavam, ontem, em Portugal e obrigaram ao corte de estradas e autoestradas. A maior preocupação residia em Odemira, onde o fogo chegou a ter três frentes ativas.
Os termómetros estão a registar valores muito elevados em todo o território e a ultrapassar recordes anuais. A estação meteorológica de Santarém, Fonte Boa, registou ontem a temperatura mais elevada do dia: 44,8 graus. Em Tomar, os termómetros registaram 43,9, ultrapassando os 43,6 graus alcançados, no domingo, na estação de Mértola, Vale Formoso. O último recorde anual de temperatura (42,7 graus) ocorreu a 25 de junho, em Portel, Évora.