O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lembrou as vítimas de abusos sexuais e referiu que foi "por elas" que foi constituída a comissão que, esta segunda-feira, apresentou o relatório sobre os abusos sexuais na Igreja Católica.
Corpo do artigo
"As minhas primeiras palavras são para as vítimas", afirmou D. José Ornelas, remetendo uma tomada de posição sobre o documento para mais tarde, em conferência de imprensa da CEP.
"Daquilo que vimos, ouvimos e não podemos ignorar, é uma situação dramática que vivemos e não é fácil ultrapassá-la", acrescentou, à margem da apresentação do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O também bispo de Leiria-Fátima sublinhou a tarefa levada a cabo pela Comissão, constituída por "pessoas competentes, pessoas apaixonadas pelo seu trabalho, pessoas que viveram emocionalmente tudo aquilo que fizeram, porque não se pode passar por isto sem emoção profunda, e empatia, mas que trabalharam independentemente, porque foram essas as condições desde o início".