Líder da JS quer "representação histórica" nas autárquicas e Centeno em Belém
Sofia Pereira, nova secretária-geral da Juventude Socialista (JS), pede ao partido uma representação sem precedentes nas listas para as autárquicas de 2025 e defende que Mário Centeno é o melhor candidato para as presidenciais. Apela à bancada para propor IVG até às 14 semanas e quer 600 mil novas casas em 10 anos.
Corpo do artigo
Sofia Pereira, de 25 anos e natural de Lamego, é a nova líder da Juventude Socialista (JS). Venceu a primeira eleição disputada em 18 anos, assumindo-se como progressista, feminista e ecologista. E derrotou um eurodeputado. Era secretária nacional há dois anos e liderava a Distrital de Viseu.
Em entrevista ao JN, explicou que, nas próximas semanas, reunirá com o PS para apresentar as ideias da “Jota”. Espera que a proposta da bancada na Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) possa aumentar o prazo de 10 para 14 semanas e defende 600 mil novas casas numa década para fazer face a ao atual "flagelo". Para as autárquicas do próximo ano, pede a Pedro Nuno Santos uma “representação histórica” de jovens, em lugar ilegível e inclusive como cabeças de lista, seja em listas para assembleias e câmaras municipais, seja nas freguesias.