O antigo líder do PSD e conselheiro de Estado Luís Marques Mendes vai apresentar a candidatura à Presidência da República na próxima quinta-feira, dia 6 de fevereiro, em Fafe.
Corpo do artigo
A notícia foi avançada na quinta-feira à noite pelo jornal "Expresso" e confirmada à Lusa pelo próprio. Segundo o semanário, o ex-presidente do PSD (2005/2007) fará o último comentário no “Jornal da Noite” da SIC no próximo domingo à noite, após cerca de 12 anos de análise política semanal.
Segue-se o anúncio oficial da sua candidatura à Presidência da República, marcado para quinta-feira, 6 de fevereiro, em Fafe, no auditório da Misericórdia local, ao qual foi atribuído o nome do pai, António Marques Mendes (1934-2015).
O advogado de 67 anos será, assim, o primeiro a anunciar oficialmente que está na corrida a Belém para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, que se candidatou em 2015. As eleições presidenciais vão realizar-se no final de janeiro do próximo ano.
Luís Marques Mendes, militante do PSD desde os 16 anos, já foi deputado, secretário de Estado, ministro e líder dos sociais-democratas. Atualmente, é conselheiro de Estado, escolhido pelo atual presidente da República, e comentador televisivo na SIC desde 2013.
Nasceu em Azurém, uma freguesia do concelho de Guimarães (distrito de Braga), em 5 de setembro de 1957, mas viveu boa parte da sua vida em Fafe.