A estação meteorológica de Mértola, Vale Formoso, registou, no domingo, o valor de temperatura mais elevado este ano em Portugal, chegando aos 43,6ºC. As temperaturas vão continuar altas e deverão atingir os 45 ºC no Alentejo, esta segunda-feira.
Corpo do artigo
Várias estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) ultrapassaram, no domingo, os 40 graus centígrados. Em Mértola, Vale Formoso, registou-se o valor mais alto do ano: 43.6.ºC. Segundo dados do IPMA, as estações de Castro Verde, Portel, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal e Mora também ultrapassam os 43.ºC.
A temperatura máxima do ar registada na rede de estações meteorológicas do IPMA desde o início do ano tinha sido de 42,7ºC, em Portel, no dia 25 de junho.
Em Lisboa, na estação meteorológica das Amoreiras, os termómetros atingiram os 41,9.ºC. Mais a norte, as temperaturas mais elevadas registaram-se na Lousã (40,8ºC), Oliveira do Hospital (40,5.º) e Arganil (40,4.º C).
Segundo o meteorologista Francisco Rodrigues, da Best Weather, esta segunda-feira será ainda “um dia mais quente” e as temperaturas deverão atingir novos recordes, sobretudo na região de Vale do Tejo e no interior do Alto Alentejo. “Nestas regiões os termómetros vão achegar aos 44ºC e 45ºC”, afirma.
Contudo, o meteorologista afasta a hipótese de “que se registem valores que quebrem recordes absolutos de temperatura”. O recorde máximo de temperatura do ar continua a ser de 47,3 º C na Amareleja em agosto de 2003.
As temperaturas devem descer a partir de terça-feira e “continuar normais para a altura do ano”, diz Francisco Guerreiro que descarta a hipótese de uma onda de calor.
Trata-se apenas de um “episódio de calor severo. Para falarmos em onda de colar eram necessários mais de cinco dias com temperaturas superiores à média em 5.ºC”, acrescenta.
120 concelhos em perigo máximo de incêndio
Seis distritos estão sob aviso vermelho por causa do calor: Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Portalegre. A maioria dos distritos estão sob aviso laranja, exceto Viana do Castelo, Porto e Aveiro (amarelo) e Faro (verde).
Segundo o IPMA, mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão, esta segunda-feira, em perigo máximo de incêndio.
Cerca de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Lisboa, Leira, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança estão em perigo muito elevado.
Em perigo elevado estão cerca de 70 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Santarém, Portalegre, Beja, Évora, Setúbal e Faro.
O risco de incêndio é determinado a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O Governo está a ponderar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, disse, esta segunda-feira, a secretária de Estado da Proteção Civil.