Menos de metade (44,6%) dos quase 89 mil alunos sinalizados no âmbito da Educação Inclusiva têm apoios especializados. De acordo com um relatório da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), publicado recentemente, no ano letivo passado, os número de alunos com necessidade de apoio aumentou 13%.
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Apesar de terem sido prestados mais de 63 mil apoios especializados nas escolas, há alunos que têm direito a mais do que um. Assim, a DGEEC realça que do total de 88 682 alunos sinalizados através de relatórios técnicos pedagógicos (RTP), 39 529 (cerca de 45%) tiveram, pelo menos, um apoio. A maioria frequenta o ensino Básico (33 110), especialmente o 1.º º(14 658) e o 3.ºciclos (10 100).
Os principais apoios concedidos foram acompanhamento por psicólogos (24 182) – que diminui drasticamente do Básico (21 128) para o Secundário (2354) – e terapeutas da fala (21 758), que vai diminuindo consoante a progressão dos alunos, de 10 273 no 1.ºº ciclo para 731 no Secundário.