O primeiro-ministro, Luís Montenegro, expressou pesar, esta quarta-feira, pelo elevado número de vítimas das chuvas intensas e inundações que se registam em Espanha e manifestou disponibilidade para dar "toda a ajuda necessária" para ajudar o país vizinho.
Corpo do artigo
"O governo português expressa o maior pesar pelo elevado número de vítimas das inundações registados em Espanha, mostra solidariedade a todo o povo espanhol e disponibiliza-se para toda a ajuda necessária", lê-se numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter). Por seu turno, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem ao monarca espanhol, exprimindo "solidariedade e condolências" pelas inundações na região.
Mais de 50 pessoas, incluindo pelo menos quatro crianças, morreram e dezenas estão desaparecidas por causa do mau tempo na região de Valência, no leste de Espanha, assolada por chuvas intensas e inundações desde a noite de terça-feira. O fenómeno meteorológico por detrás do temporal, apelidado de DANA (depressão isolada de altos níveis), provocou os níveis de precipitação mais elevados desde 11 de setembro de 1966, tendo chovido entre 120 e 180 litros de água em 12 horas.
As imagens que estão a ser divulgadas pelas televisões e nas redes sociais mostram rios, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate. O presidente do governo regional da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, reiterou, esta quarta-feira, o pedido à população para evitar sair de casa e para não tentar circular pelas estradas.