O fundador e primeiro bastonário da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), José Carlos Resende, morreu esta quarta-feira, aos 69 anos, em Viana do Castelo.
Corpo do artigo
José Carlos Resende foi presidente da Câmara dos Solicitadores desde 2011 até à criação da OSAE, em 2015, ano em que se tornou no seu primeiro bastonário até 2022.
Natural do Porto, José Carlos Resende fixou-se em Viana do Castelo depois do 25 de Abril de 1974, cidade onde fundou a delegação local da União Democrática Popular (UDP).
Durante 25 anos liderou a bancada do PS na Assembleia Municipal de Viana do Castelo.
Entre outras funções, foi presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e sócio fundador da Rádio Alto Minho.
O corpo vai estar em câmara ardente na casa mortuária municipal de Viana do Castelo e segue, na quinta-feira, para o crematório de Matosinhos.
MInistra da Justiça manifesta pesar
A ministra da Justiça, Rita Júdice, manifestou o seu pesar pela morte José Carlos Resende, primeiro bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, e endereça "sentidos pêsames" à família e amigos.
Numa nota enviada à Comunicação Social, Rita Júdice afirma que, "como fundador e primeiro bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE), José Carlos Resende deu um inestimável contributo para a ordem jurídica portuguesa".