Papa recebeu mais testemunhos além do relato das 13 vítimas de abuso sexual
O Papa Francisco recebeu 13 vítimas de abusos sexuais por parte de elementos da Igreja Católica, mas leva consigo mais testemunhos do que aqueles que ouviu. Quem esteve na quarta-feira ao fim do dia na Nunciatura levou registos escritos de outras vítimas. Grupo VITA foi incentivado a levar a sua missão até ao fim.
Corpo do artigo
“Algumas vítimas levaram testemunhos de outras vítimas, entregaram registos escritos. Eu própria também levei alguns e todos estes que se fizeram representar também se sentiram reconhecidos”, revela a também psicóloga forense. A coordenadora não especifica quantos testemunhos o Papa Francisco acabou por tomar conhecimento até porque a própria não viu “esses relatos por serem privados”. Contudo, considera que, “ao fazerem isto [testemunharem por escrito], outras vítimas acabaram por ter essa oportunidade de fazerem parte deste momento muito intenso e muito reparador”.
As vítimas encontraram-se pela hora de almoço e passaram a tarde juntas. “Houve muita solidariedade e proximidade entre estas pessoas, tiveram oportunidade de se conhecerem. Estavam, afinal, no mesmo contexto, todos tinham algo em comum e apoiaram-se. Sentiram-se acompanhados talvez”, descreve, explicando que algumas delas se mostravam agitadas e foram acalmadas pelos outros.