Grupo de trabalho propôs ao Governo maior redução letiva e suplemento remuneratório para orientadores e pede que dispensa de estágios seja transitório, revela coordenadora
Corpo do artigo
Carlinda Leite, coordenadora do grupo de trabalho criado pelo Governo para a revisão da formação inicial de professores, garante que as instituições de Ensino Superior, para aumentarem a formação de docentes, vão precisar de mais recursos. Se os níveis de qualidade não forem assegurados, alerta, os cursos podem não ser aprovados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
O grupo de trabalho, revela, comparou a capacidade de formação com as necessidades diagnosticadas pelo estudo da Nova SBE de que têm de entrar no sistema de ensino cerca de 3500 novos professores até 2030 e concluiu que as instituições não têm, neste momento, essa capacidade.