A Plataforma Gaia com Norte, criada pelo deputado social-democrata Firmino Pereira, visa posicionar a Direita para um regresso à presidência da Câmara de Gaia - uma vez que o atual presidente e socialista Eduardo Vítor Rodrigues está a cumprir o último mandato - e abre caminho ao retorno do antigo autarca do município gaiense, Luís Filipe Menezes.
Corpo do artigo
O social-democrata protagonizará, esta segunda-feira à noite, a primeira iniciativa pública da plataforma, que passa pela realização de uma conferência às 21.30 horas no Hotel Hilton Gaia.
A Plataforma Gaia com Norte, com uma base de apoio, sobretudo, junto de militantes e de simpatizantes do PSD e do CDS-PP, tem como objetivo preparar as eleições autárquicas de 2025 e lançar a direita novamente para o "poder principal" de Gaia, especifica Firmino Pereira ao JN.
Sensibilizar para disputa
"O nosso objetivo é lançar protagonistas no terreno, para que se consiga encontrar um leque de pessoas que possam ser candidatáveis em 2025", sendo que o principal foco é "contribuir para que seja possível a Direita regressar ao poder principal", acrescenta.
Relativamente à escolha do ex-autarca do PSD para protagonizar o primeiro ato público da plataforma, o deputado sublinha que Luís Filipe Menezes deixou uma grande marca nos 16 anos (entre 1997 e 2013) que esteve como presidente. Acho que a idade dele não é inibidora de ser, caso queira, candidato à Câmara de Gaia". Firmino Pereira reconhece que esta é "uma forma de tentar sensibilizá-lo para essa disputa".