A polícia britânica recebeu mais de 700 chamadas e 200 mensagens eletrónicas após ser transmitido, na segunda-feira, um programa televisivo dedicado ao "caso Maddie". Foram divulgados dois retratos robô de um novo suspeito, que poderá ter raptado a criança há mais de seis anos, e há uma recompensa de 24 mil euros.
Corpo do artigo
"A resposta dos cidadãos foi positiva", assegurou o inspetor chefe da Scotland Yard, Andy Redwood, à imprensa britânica. O inspetor parte, esta terça-feira, para a Alemanha e Holanda, onde entrevistará potenciais testemunhas do desaparecimento, ocorrido a 3 de maio de 2007, na Praia da Luz.
Os mais de 730 telefonemas e 212 "e-mails" recebidos pela polícia britânica, nas últimas horas, estão a ser processados por uma equipa especial, constituída para o efeito.
Durante o programa transmitido pela BBC, Andy Redwood admitiu que a polícia seguiu, durante seis anos, uma pista falsa. "Toda a nossa atenção concentrou-se num homem, com uma criança ao colo, visto às 21.15 horas da noite de 3 de maio de 2007", disse o inspetor da Scotland Yard. "Era, provavelmente, um inocente turista britânico".
O novo suspeito, visto por volta das 22 horas da noite do desaparecimento, dirigia-se para a praia, carregando ao colo uma menina em pijama. Os dois retratos robô divulgados descrevem o suspeito como um homem branco, de cabelo curto e castanho, estatura média, idade entre os 20 e os 40 anos e sem barba. Outras informações, ainda por confirmar, apontam que o homem pudesse falar alemão.
"Os retratos robô são claros e pedimos às pessoas para os examinarem com cuidado", advertiu o inspetor Andy Redwood. "Se conhecem esta pessoa, por favor, contactem-nos", acrescentou.
A quem forneça informações que conduzam à detenção e acusação do responsável pelo desaparecimento de Madeleine McCann é oferecida uma recompensa de 20 mil libras (24 mil euros).
Madeleine McCann, a menina britânica de 3 anos que desapareceu na noite de 3 de maio de 2007, na Praia da Luz, Algarve, encontrava-se no quarto com os dois irmãos mais novos enquanto os pais jantavam fora, nas proximidades. Os pais, Gerry e Kate McCann admitiram que estão optimistas e que esperam que a nova pista torne possível o reencontro com Maddie, atualmente com 9 anos.