Um português está nos quartos-de-final do programa televisivo "Got Talent" dinamarquês. O JN esteve à conversa com Marcos Bessa.
Corpo do artigo
O designer de 26 anos subiu aos palcos do Dinamarca Got Talent encantando os júris com um "mashup" das músicas "Use Somebody", dos norte-americanos Kings of Leon, e "Someone Like You" da Adele. Ao JN, conta que está "a viver o momento com um sorriso de orelha a orelha" e que vai "dar o meu melhor para chegar à Final".
Aplaudido de pé e recolhendo reações positivas dos jurados, na semana passada, Marcos Bessa avança agora para os quartos-de-final, que decorrem este sábado, onde os portugueses também podem votar.
[Youtube:rUuw_hGkQ4E]
Natural da freguesia de Vilela, Paredes, Marcos Bessa emigrou para a Dinamarca quando se candidatou para um lugar na Lego e foi convidado pela empresa a prestar provas, juntamente com 40 candidatos de vários países. Cerca de dez foram selecionados e Marcos Bessa foi um deles.
Agora é o atual senior designer da Lego e conta com quase 30 criações próprias, como a casa dos Simpson ou a oficina do Pai Natal.
Mas isso não o impediu de se dedicar à música. Há ano e meio que tem investido mais nesta área e já gravou um EP de originais de sua autoria. Para além disso, Marcos canta num coro gospel em Vejle, onde vive, e faz parte de um trio musical, "The Souled Out", com duas cantoras dinamarquesas.
O designer, que se considera "um criativo que usa uma série de formas de expressão diferentes", sentiu que este era o momento para se dar a conhecer a um público mais vasto e para levar a música mais longe, e o Dinamarca Got Talent pode "abrir algumas portas", explicou ao JN.
Para trás ficou o escritor que, enquanto vivia em Portugal, publicou dois livros ("O Outro Lado da Verdade" e "Memórias de um Espelho Quebrado", em formato online) e deixou outro na gaveta.
Residente na Dinamarca desde 2010, o português já vê este país como a sua "casa" e não pondera retornar a Portugal, pelo menos para já. Ainda assim ficou "abismado" com o apoio da comunidade portuguesa criado à volta da sua participação, através de mensagens, comentários e partilhas nas redes sociais.