A praia de Matosinhos já está sem restrições. Os banhos estavam desaconselhados naquele areal desde a passada segunda-feira, devido a valores anormalmente altos das bactérias escherichia coli e esterococos intestinais.
Corpo do artigo
Na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, aguardam-se ainda os resultados da contra-análise, mas, por agora, os banhos estão apenas desaconselhados.
A capitã de porto da Póvoa de Varzim, Mónica Martins, explica que a bandeira vermelha é hasteada apenas quando há “duas análises consecutivas” com resultados acima dos valores de referência ou por indicação do delegado de saúde.
No caso da praia da Lagoa, situada junto ao maior hotel da cidade - o Axis Vermar -, sendo apenas um resultado “anormal”, que se sucede a quatro resultados excelentes em junho e na primeira semana de julho, é colocado o aviso de “banhos desaconselhados” até à chegada de novos resultados de análises à qualidade da água. A colheita já foi feita e as conclusões são esperadas ainda durante o dia de hoje.
Já em Matosinhos, o capitão do porto do Douro e Leixões, Silva Lampreia, explicou que, dados os resultados das análises, foram colocados os avisos de “banhos desaconselhados” na praia. Agora, e uma vez que os resultados da contra-análise já apresentam valores normais, todas as restrições foram já levantadas.
Esta é a terceira vez esta época balnear que a praia de Matosinhos apresenta valores acima dos parâmetros de referência, depois de ter estado com banhos desaconselhados duas semanas consecutivas, entre 16 e 30 de junho, de acordo com a informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Todas as análises foram feitas pela Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte).