O programa "PISA para as Escolas" vai manter-se no próximo ano letivo e poderá alargar-se a mais estabelecimentos. Em Portugal, permitiu identificar as maiores dificuldades sentidas pelos alunos de 118 escolas de municípios e de comunidades intermunicipais (CIM).
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Face aos resultados, estes estabelecimentos criaram medidas para melhorar o desempenho dos estudantes e querem continuar com o programa, que é desenvolvido em aticulação com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Luís Santos, presidente do IAVE, explicou, ao JN, que o objetivo é continuar a aplicar o programa nas escolas para perceber a sua eficácia. "A mais valia do programa é resultar no desenvolvimento de ferramentas para definição de políticas regionais de educação", defendeu. Assim, as regiões têm um maior envolvimento nas aprendizagens das próprias escolas, o que Luís Santos considera ser, "atualmente, o grande desafio do Ministério da Educação".
João Costa, ministro da Educação, reconheceu que os relatórios sobre o ensino, tanto internos como externos, têm notado assimetrias regionais entre o norte e o sul do país em termos de desempenho, um maior abandono escolar precoce na região do Algarve e um acelerar das desigualdades na educação, depois de dois anos letivos em confinamento. "Se olharmos de forma centralista para estes dados, o sistema [educativo] vai falhar", declarou o governante, defendendo o movimento de descentralização em curso.
Convites já seguiram
No projeto-piloto, entre 2019 e 2021, participaram 118 escolas dos municípios da Amadora, Arouca, Barcelos, Braga e Oeiras e, ainda, as CIM de Trás-os-Montes, Ave, Médio Tejo e Viseu-Dão Lafões. Escolas que, segundo o ministro, são representativas de alguns dos territórios onde existem desigualdades no desempenho dos alunos de uma forma mais acentuada.
Quanto ao próximo ciclo do programa, o IAVE avançou que o processo encontra-se numa fase de divulgação, não sendo possível prever o número de participantes nem avançar com uma data. Foram feitos convites a mais escolas que o IAVE acredita que, nos próximos meses, manifestarão vontade em participar.
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Desde quando existe?
Há 10 anos, a OCDE desenvolveu este programa destinado às escolas. Baseia-se no método de avaliação internacional PISA e é feito um inquérito digital aos alunos sobre as aprendizagens e o contexto socioeconómico e escolar.
O que é avaliado?
Cada escola obtém resultados individuais sobre o desempenho dos alunos na aplicação das capacidades a nível da leitura, da matemática e das ciências.