O PS começou a substituir os cartazes da polémica em Lisboa, sendo já visíveis em várias ruas da capital os novos cartazes da campanha, desta vez com a cara do líder, António Costa, e a mensagem "É tempo de confiança".
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O aparecimento dos novos cartazes, que começaram a ser substituídos esta madrugada, ocorre depois de muitas críticas nas redes sociais, primeiro sobre o facto de algumas das datas citadas se referirem a períodos em que o PS era Governo e, depois, por se ter ficado a saber que as pessoas retratadas não correspondem aos casos relatados e não deram, inclusive, autorização para que as suas imagens fossem usadas.
A revelação desse facto, sexta-feira, por parte do jornal online "Observador", levou mesmo o PS a fazer um pedido de desculpas público aos visados e a esclarecer também que os mais recentes cartazes (feitos para responder aos dados do desemprego revelados, na última semana, pelo Instituto Nacional de Estatística) não tiveram a participação do publicitário Edson Athaíde, contratado pelos socialistas e que também estava a ser visado nas críticas.
Este sábado, a presidente da junta de freguesia de Arroios, Margarida Martins, eleita pelo PS, também se demarcou da polémica. Numa nota no Facebook, Margarida Martins, confirma que foi contactada pela organização da campanha do Partido Socialista, "no sentido de identificar possíveis figurantes para integrarem uma campanha de outdoors que iria sair brevemente".
Falou com alguns colaboradores da junta de freguesia no sentido de aferir da sua disponibilidade e, depois, partilhou os seus contactos com a organização da campanha. "A minha intervenção neste processo terminou nesse preciso momento, a responsabilidade do que se passou, posteriormente é da organização de campanha do Partido Socialista" diz, assegurando que apenas fez a ligação entre as duas partes. Pelo menos uma das participantes na campanha insurgiu-se contra a utilização da sua imagem, exigiu a retirada do cartaz e ameaçou mesmo processar o partido.
No pedido de desculpas público enviado às redações, na noite de sexta-feira, o PS diz que houve um "entendimento diferente do que havia sido determinado por parte das pessoas envolvidas" e diz que pediu "esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido". Até agora, tem imperado um silêncio no Largo do Rato sobre a polémica, tendo sido agendada para segunda-feira um encontro com a imprensa para falar sobre a estratégia da campanha.
A direção de campanha argumenta que a substituição dos cartazes obedece a um calendário que já estava definido e que nada tem a ver com a polémica.