Em 2023, reguladora recebeu em média mais de 300 queixas por dia contra unidades do SNS, privadas e sociais. Região de Lisboa e Vale do Tejo tem o dobro dos processos do Norte.
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Os portugueses estão cada vez mais exigentes no que respeita aos cuidados de saúde e disponíveis para reclamar, mas também para elogiar. Em 2023, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 114 633 reclamações de utentes - cerca de 314 por dia em média -, das quais 89 mil respeitam a factos ocorridos naquele ano e as restantes são de anos anteriores. Num ano especialmente difícil para o SNS, o setor público foi alvo da maioria das ocorrências (66%), mais do que os 60% registados no ano anterior. As questões relacionadas com a qualidade dos cuidados de saúde e a segurança do doente estão no topo das queixas dos utentes.
Segundo o último relatório do sistema de gestão de reclamações, elogios e sugestões, a que o JN teve acesso, foram submetidos à ERS, em 2023, 136 714 processos, sendo a esmagadora maioria reclamações (84%). Os elogios representam 15% do total (tendo aumentado 40% face a 2022) e as sugestões e processos mistos representam apenas 1%.