Mais secundárias públicas entre os primeiros lugares das tabelas dos dez exames com mais inscritos.
Corpo do artigo
As escolas não registaram médias negativas nos dez exames com mais alunos inscritos. Mas a maioria desceu em relação a 2021. Só Matemática A, Física e Química e Geografia A subiram.
16532959
Outra mudança registada é que em 2021, nenhuma das tabelas destes dez exames era liderada por secundárias públicas e, em 2022, há duas - História A e Inglês, cujo "top 10", aliás, é todo ocupado por agrupamentos. A Português, Filosofia e Geografia A, as escolas que surgem em segundo lugar são públicas. No caso de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), a primeira secundária surge no quarto lugar.
Só em três exames não surgem agrupamentos no "top 10": Matemática A (a primeira pública ficou no 11.º lugar), Física e Química (26.º lugar) e Biologia e Geologia (33.º lugar). Disciplinas em os alunos recorrem mais a explicações e cujas provas dão acesso a cursos mais concorridos. Recorde-se que desde 2020, os exames servem para ingresso no Ensino Superior e não para concluir o Secundário.
Ciclo em pandemia
A média a Português foi a terceira que mais desceu. Sem mudanças no programa, o presidente da Associação de Professores de Português recorda que os alunos que fizeram exames no 12.º, em 2022, passaram quase todo o ciclo em pandemia. É certo que os alunos deviam ler mais, mas Luís Filipe Redes defende que os professores têm de ter maior liberdade para escolher as obras. "A literatura portuguesa é muito rica", frisa, defendendo que autores como Lobo Antunes, Vitorino Nemésio ou Agustina Bessa- Luís deviam ser mais lidos.
A média a Matemática A subiu 8 décimas de 10,7 para 11,5. O presidente da Associação de Professores de Matemática (APM) desvaloriza a ligeira subida. "São tantos os fatores a influenciar os resultados que uma pequena flutuação, da ordem dos 3%, para cima ou para baixo, não tem qualquer significado", considera Joaquim Pinto. Para o presidente da APM deviam ser publicadas provas modelo, no início do ciclo, para alunos e professores se prepararem.
Médias
10,95
Foi a média registada pelas escolas no exame de Português (12.º ano). 25 estabelecimentos conseguiram média igual ou superior a 14, menos 15 do que em 2021. A maioria (87%) teve clasificação positiva.
11,49
Entre os 10 exames com mais inscritos, a média nacional das escolas a Matemática A foi uma das três que subiu. A primeira secundária surge no 11.º lugar - é a escola da Calheta, na Madeira. 74 escolas tiveram média igual ou superior a 17 e mais de 85% conseguiram média positiva.