Vídeo partilhado nas redes sociais mostra detenção de um homem em Lisboa, qualificada como "racista" por duas turistas. Homem foi detido por posse de droga.
Corpo do artigo
Contactado pelo JN, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa disse que estava a preparar um comunicado sobre assunto. Ao que o JN apurou o homem terá sido detido por posse de droga.
No vídeo da detenção ouve-se uma turista a dizer que se trata de racismo, acusando a polícia de ter detido o homem apenas porque é negro.
Num outro vídeo, publicado também nas redes sociais, e anterior ao da detenção, ouve-se o detido a dizer que está farto de ser interpelado pela polícia. "É porque eu sou preto. É porque eu tenho rastas?"
A divulgação dos vídeos ocorre na ressaca do debate sobre violência e racismo policial na sociedade portuguesa, que levou a uma discussão pouco elevado na Assembleia da República, na sequência de uma intervenção da PSP no Bairro da Jamaica, em Setúbal, ao qual se seguiram atos de vandalismo e a ações de protesto pacíficas, estas últimas referidas também no primeiro vídeo.
10496769