Pandemia

Lobo Xavier com covid-19 obriga a testar conselheiros de Estado

Lobo Xavier com covid-19 obriga a testar conselheiros de Estado

António Lobo Xavier, advogado e comentador político, está infetado com covid-19. Dias antes de sentir "sintomas gripais" e fazer o teste, participou na reunião de Conselho de Estado.

A informação foi avançada, domingo à noite, pela SIC Notícias.

António Lobo Xavier, completa 61 anos no próximo dia 16, "sentiu sintomas gripais" na quinta-feira à tarde, nomeadamente "febre ligeira e cansaço", e foi testado num laboratório privado, tendo resultado positivo para o vírus SARS-Cov-2. "Neste momento já não tenho febre e sinto-me bem", disse à agência Lusa.

O antigo dirigente do CDS-PP participou, na última terça-feira, numa reunião do Conselho de Estado especial, onde, além de Marcelo Rebelo de Sousa e outras figuras nacionais, esteve também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O local escolhido para o último Conselho de Estado foi o Palácio da Cidadela, em Cascais, para "assegurar o devido distanciamento físico" conforme as regras estabelecidas, como referia uma nota divulgada pela Presidência da República na altura.

Nas fotografias da reunião, todos os presentes estão de máscara, estando António Lobo Xavier sentado, com alguma distância, entre Leonor Beleza e Francisco Louçã.

PUB

A Presidência da República foi informada pelo próprio Lobo Xavier ao final da tarde deste domingo e os conselheiros de Estado estão a ser testados, entre este domingo e segunda-feira, pela Fundação Champalimaud, apurou o JN.

Marcelo já tinha feito um teste de diagnóstico ao novo coronavírus este fim de semana, com resultado negativo, pelo que não terá de fazer um novo diagnóstico.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, fizeram o teste domingo e os resultados foram conhecidos já depois das 2 horas da madrugada: ambos deram negativo. Assim, poderão estar presentes, como previsto, nas cerimónias do 5 de Outubro, às 10.30 horas, em Lisboa.

Costa esteve, no domingo à noite, num concerto de Pedro Abrunhosa, em São Domingos de Benfica, e comentou o facto de Portugal ter ultrapassado os dois mil óbitos de covid-19, sublinhando que tem havido "uma subida constante das infeções, em linha com a generalidade dos países europeus" mas são de menor gravidade.

Também os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã tiveram resultado negativo ao SARS-Cov-2.

Costa Andrade, jurista de Coimbra e presidente do Tribunal Constitucional, só vai ser testado na segunda-feira, pelo que não poderá estar presente nas celebrações do 110.º Aniversário da Implantação da República.

Também o antigo presidente Ramalho Eanes, o líder do PSD Rui Rio e Domingos Abrantes, do PCP, ainda não foram testados.

Dos 19 membros do Conselho de Estado, apenas o ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, não participou no encontro da Cidadela de Cascais, a que três conselheiros - Carlos César, Vasco Cordeiro e António Damásio - se juntaram por videoconferência.

O Conselho de Estado é composto pelos titulares dos cargos de presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e pelos antigos presidentes da República.

Integra, ainda, cinco cidadãos designados pelo chefe de Estado, que são António Lobo Xavier, Eduardo Lourenço, Luís Marques Mendes, Leonor Beleza, António Damásio, e cinco eleitos pela Assembleia da República: Carlos César, Francisco Pinto Balsemão, Francisco Louçã, Rui Rio e Domingos Abrantes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG