O aumento descontrolado de javalis em todo o país já causou prejuízos de um milhão de euros na produção de milho e está a levar centenas de pequenos agricultores a equacionar desistir do cultivo.
Corpo do artigo
Nas estradas, a GNR registou, entre janeiro e julho, 325 acidentes de viação que envolveram javalis, dos quais resultaram um ferido grave e 14 feridos leves. O problema levou a que fosse emitida uma autorização especial para caçar javalis em zonas afetadas até 30 de setembro e, de acordo com a Federação Portuguesa da Caça (Fencaça), tem havido bastante adesão, embora sem os efeitos desejados pelos agricultores.
Nos campos agrícolas, essencialmente no Centro e Sul do país, é o milho o mais afetado pela passagem dos javalis, já que é nas searas que os animais encontram as melhores condições para se alimentar, água e comida em abundância.
"Os javalis entram às dezenas nos campos à noite, destroem as espigas para comer o milho e cavam a terra para encontrar a água", explica Jorge Neves, presidente da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromins), entidade que realizou o levantamento do prejuízo junto dos produtores de milho.
Ler mais na edição impressa ou epaper.