O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Mais de 53 mil doentes a aguardar cirurgia aos olhos

Mais de 53 mil doentes a aguardar cirurgia aos olhos

Quase metade dos utentes em lista de espera nos hospitais públicos é de Lisboa e Vale do Tejo, que registou uma subida de 46% nas novas inscrições.

Há 53 316 utentes à espera de uma cirurgia oftalmológica no Sistema Nacional de Saúde. Quase metade (39%) é de Lisboa e Vale do Tejo, onde o número de inscritos aumentou relativamente ao ano passado. O Ministério da Saúde reporta 20 846 doentes só naquela região, que é, de resto, a zona do país com mais pacientes em lista de espera na especialidade de Oftalmologia. Este número "resulta de um aumento de 46,2% nas novas inscrições para cirurgia, face a abril de 2020" naquela região. O Hospital de Guimarães, já está a receber pacientes do sul do país, vindos de unidades sem capacidade para realizar as operações dentro dos tempos legais.

No total nacional, há uma ligeira diminuição no número de utentes a aguardar cirurgia. Os dados provisórios de abril passado do Ministério da Saúde apontam para um decréscimo de "6,5% face ao mesmo período de 2020" no número de utentes inscritos para cirurgias oftalmológicas. Em abril de 2020, estavam 57 028 na lista de espera dos hospitais públicos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG