Exclusivo

Suicídios aumentam e estão no valor mais alto de quatro anos

Suicídios aumentam e estão no valor mais alto de quatro anos

Casos encaminhados para intervenção psicológica do INEM batem recorde, com aumento dos comportamentos suicidários. Crise social pode explicar.

Em 2021, foram registados 952 suicídios, o número mais alto desde há quatro anos. No espaço de um ano, verificou-se um aumento de 8,18% nas mortes por suicídio. Os dados são do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) e foram fornecidos pelo Ministério da Justiça ao JN. As dificuldades sociais, de emprego e económicas consequentes da pandemia são apontadas como potenciais explicações.

Em 2018, registou-se um pico de 1020 suicídios. Desde aí, os números tinham vindo a descer, com 907 mortes por suicídio em 2019 e 880 em 2020. Os dados de 2021 mostram uma inversão. Joaquim Sousa Gago, membro da Coordenação Nacional para as Políticas de Saúde Mental enumera as dificuldades do pós-pandemia, como as mudanças na forma de trabalhar, o desemprego, os períodos de luto emocional, as carências económicas e o isolamento, como potenciais fatores de explicação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG