O mês de setembro é quase como o primeiro mês do ano. Tal e qual uma passagem de ano, que ocorre de 31 de agosto para 1 de setembro. Deixamos as temperaturas quentes de agosto e avançamos em passo lento para os dias mais frescos. Chegamos das férias com as forças renovadas e esperançados de que este inverno seja menos rigoroso que o anterior.
Corpo do artigo
Em setembro de 2022, esperamos que a covid-19 não nos pregue mais uma partida. Mas o Rt (índice de transmissibilidade) já ultrapassou o 1 na quarta-feira. Para evitar um novo surto pandémico, a Agência Europeia do Medicamento decidiu aprovar o uso de duas vacinas adaptadas contra a covid-19 na União Europeia. Como o próprio nome indica, são versões adaptadas das vacinas originais e pretende-se que estejam mais atualizadas face às mutações da SARS-CoV-2. Na sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde vai apresentar o plano de vacinação para o outono/inverno. Resta-nos esperar pelas novidades para Portugal.
Têm sido dias atribulados no setor da saúde e, por conseguinte, no cenário político. Uma atribulação agigantada com a demissão da ministra da Saúde, Marta Temido, na madrugada de terça-feira. A manter o ritmo acelerado, e porque também haverá música, a Festa do Avante volta à Quinta da Atalaia, no Seixal. O tema da guerra da Ucrânia promete não deixar ninguém indiferente. A Juventude Popular já iniciou as hostes num cartaz alusivo ao festival. Veja o que se passou.
Em setembro, os mais pequenos voltam às creches. Este ano, os pais das crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 não vão pagar o primeiro ano de creche. Para ter direito ao apoio, os progenitores têm de inscrever os filhos numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Quem não tiver vaga pode inscrever-se no setor privado, mas a gratuitidade não chegará já. A Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular não sabe como responder às famílias sobre as condições.
É o último dia do mercado de transferências no futebol. O jornalista Eduardo Pedrosa Costa está a acompanhar ao minuto no site do JN. Há muitos nomes a entrar e a sair da Liga Portuguesa de Futebol. Uma das novidades das últimas horas é a chegada de Julian Draxler, que vai reforçar o Benfica e chega por empréstimo do PSG.
Noutra modalidade, e até 4 de setembro, decorre o 31.º Grande Prémio de Ciclismo JN. Hoje houve duas etapas e pode ver aqui as imagens do dia. E se quiser pode ficar a conhecer todas as etapas.
Outra área onde não falta agitação é a dos espetáculos musicais. Decorre a partir desta quinta-feira, o Meo Kalorama, em Lisboa, que vai trazer nomes como Nick Cave & The Bad Seeds a Portugal. São três dias, três palcos e 40 artistas no Parque da Bela Vista. Mais à frente no calendário, a 18 de julho de 2023, está marcado o concerto do cantor britânico Harry Styles. Os fãs do ex-membro da banda One Direction não fazem por menos e correram para as bilheteiras. Amanhã há mais ingressos à venda.
Regressado de férias ou não, espero que continue a acompanhar-nos na nossa edição impressa e online. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Boas leituras!