É o primeiro sintoma de uma grave crise social. Vários super e hipermercados começaram a colocar alarmes em produtos alimentares, como simples latas de atum, para travar o aumento de roubos dos mesmos que se registou este ano. Enquanto na Ucrânia se fazem contas às vítimas mais inocentes de uma guerra sem fim, o SEF volta a estar envolvido numa polémica tão grave como humilhante.
Corpo do artigo
A inflação fez disparar os preços de tudo e mais alguma coisa, com um impacto especialmente dramático nos bens de primeira necessidade. Os roubos em grandes superfícies aumentaram nos últimos três meses e já não há grandes dúvidas. "São roubos para comer" de quem está desesperado e esconde na mala ou no casaco pacotes de leite ou latas de atum para dar de comer aos filhos.
É um alerta dramático enquanto o Estado começa a dar a prometida ajuda de 125 euros. Fique a saber quem tem direito e o que fazer para receber este apoio, enquanto o Aeroporto de Lisboa foi, esta sexta-feira, notícia por dois motivos bem distintos.
Uma ameaça de bomba num avião de Turkish Airlines obrigou à retirada dos passageiros e levou à detenção do autor do aviso, vindo, várias horas depois, a verificar-se que se tratava de um falso alarme. No mesmo local, mas em 2020, um agente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) terá atacado sexualmente uma cidadã estrangeira, sensivelmente na mesma altura em que o ucraniano Ihor Homeniuk foi assassinado por três agentes do SEF.
A Polícia Judiciária está a investigar o caso e, ao JN, o SEF esclarece que "a queixa em apreço é por assédio sexual e não por violação" e terá ocorrido numa sala que não tem videovigilância, num caso que volta a manchar a imagem da instituição.
Da Ucrânia não chegam boas notícias. Só balanços dramáticos, como aquele que foi feito pela Procuradoria-Geral daquele país. Desde o início da invasão russa, em fevereiro deste ano, morreram pelo menos 429 crianças e mais de 800 ficaram feridas, números que deviam fazer corar de vergonha, mas que, pelos vistos, de nada servem para travar a loucura da guerra.
A União Europeia anunciou, entretanto, um financiamento de 18 mil milhões de euros para a Ucrânia em 2023 e, do México, chega um vídeo impressionante de um comboio em chamas, após a colisão com um camião de transporte de combustível. Doze pessoas ficaram desalojadas.
Em Inglaterra, Cristiano Ronaldo é sempre notícia, mesmo quando não joga. Ou, se calhar, sobretudo quando não joga. Esta sexta-feira, o treinador do Manchester United assumiu que o português se recusou a entrar nos minutos finais do jogo contra o Tottenham e assumiu que o caso tem de ter consequências.
Enquanto Portugal se prepara para um fim de semana de ventania e agitação marítima, a noite desta sexta-feira também trará um furacão de emoções no clássico entre F. C. Porto e Benfica. Pode recordar a antevisão do jogo, recordar antigas vedetas de dragões e águias ou conhecer dois adeptos muitos especiais, antes de seguir em direto o encontro que pode redefinir o topo do campeonato.