Corpo do artigo
Com meio país de olheiras devido à noitada de Santo António, a segunda-feira passou-se em lume brando. Como se deve assar a sardinha. Ou não fosse feriado na capital e em mais 13 concelhos deste abrasador Portugal à beira-mar plantado.
Só o encerramento do serviço de Urgência em diversos hospitais fez subir as temperaturas ao mesmo nível dos termómetros. Depois de, ontem, Marcelo Rebelo de Sousa ter reafirmado que as falhas registadas decorreram de situações específicas associadas a problemas de substituição, e de a ministra da Saúde Marta Temido ter passado o dia em reuniões de emergência para tentar encontrar soluções, hoje, à hora do almoço, ficamos a saber que as urgências de Ginecologia/Obstetrícia dos hospitais São Francisco Xavier e Barreiro-Montijo fecham às 20 horas, daqui a pouco.
Na Ucrânia, a Rússia aperta o cerco a Severodonetsk e uma nova vala comum foi encontrada perto de Buchanos, nos arredores de Kiev. O chefe da polícia local anunciou que alguns dos cadáveres estavam "com as mãos amarradas e os joelhos baleados". Siga em direto o 110.º dia da guerra aqui.
Esta segunda-feira ficou ainda marcada pelo facto de o advogado da família do trabalhador que morreu atropelado na A6 pelo automóvel onde seguia o ex-ministro Eduardo Cabrita ter requerido a abertura de instrução do processo para que um juiz decida quem vai a julgamento, defendendo que o antigo governante deve estar no banco dos réus.
Enquanto isso, Portugal e o Reino Unido assinaram uma declaração conjunta sobre cooperação bilateral que é a mais ampla em termos de setores abrangidos de todos os Estados-membros da União Europeia. Foi o próprio primeiro-ministro António Costa que revelou a novidade depois de ter sido recebido pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson, em Londres.
No Porto, Rui Moreira anunciou a reabertura do Mercado do Bolhão para 15 de setembro, depois de quatro anos de obras de requalificação. Mesmo ao lado, em Matosinhos, a ponte móvel de Leixões vai voltar a encerrar para trabalhos de manutenção. Serão mais duas semanas, a partir da próxima segunda-feira.
No rescaldo de um fim de semana desportivo marcado pela (in)esperada derrota da seleção portuguesa de futebol na Suíça, foram os incidentes no Sporting-Benfica, em hóquei em patins, que mereceram destaque. Dois detidos e dez pessoas foram identificadas na sequência dos desacatos ocorridos no dérbi lisboeta que valeu às águias o apuramento para a final do campeonato.
Antes de terminar, e porque quinta-feira volta a ser feriado, nada como espreitar o site da Evasões e encontrar uma das muitas sugestões para fugir à rotina. Fuja!
Boa noite. Boa semana.