Corpo do artigo
Portugal carimbou o passaporte para os oitavos de final no Mundial do Catar ao vencer o Uruguai por 2-0. Ronaldo abriu o marcador mas afinal o primeiro golo foi de Bruno Fernandes, que também marcou o penálti para o resultado final. A seleção dominou a partida, num grupo em que tem tudo para ficar em primeiro lugar se ganhar à Coreia do Sul.
Marcelo Rebelo de Sousa veio dizer-nos o que já todos sabemos e sentimos na pele: o próximo ano será "cheio de incertezas" e "muito mais difícil", devido à guerra na Ucrânia e ao aumento da inflação e das taxas de juro.
E a prova de que será muito duro espelha-se nas novas regras definidas pelo Governo para a renegociação dos créditos à habitação. Veja aqui tudo sobre o assunto.
Por seu lado, os sindicatos apertam a luta por mais salários devido ao aumento da inflação. Hoje foi a vez dos trabalhadores das cantinas escolares que encerraram centenas só na região norte.
Lá fora, a grande preocupação continua também a ser o aumento do custo de vida e a presidente do Banco Central Europeu continua convencida que a inflação ainda não atingiu o seu pico na Europa. Ou seja, esperam-se mais subidas das taxas de juro diretoras.
No dia em que a Direção-Geral de Saúde relaxa nas normas covid-19, em que os testes de deteção só serão para casos muito específicos, como para pessoas com sintomas de infeção aguda das vias respiratórias, na China os protestos sobem em flecha contra as regras sanitárias anti-covid, onde se registaram as maiores manifestações das últimas décadas contra as autoridades.
Em cuidados está a bebé de sete meses que foi agredida pelo pai no sábado em São Martinho do Bispo, Coimbra. Permanece internada no Hospital Pediátrico. O homem foi detido pela Polícia no sábado à noite, depois de ter sido encontrado pela mãe da bebé a agredi-la.
Entretanto prossegue o julgamento de Diogo Gaspar, o ex-presidente do Museu da Presidência, que está acusado de se ter apropriado ilegitimamente de peças de mobiliário do Palácio da Cidadela de Cascais. Afinal em vez de 178 peças, poderão ter sido 28. O arguido, de 51 anos, terá comprado os móveis, em 2009, a um preço inferior ao do mercado, com recurso a um esquema fraudulento durante o processo de reabilitação do palácio.
Para terminar, desfrute de uma sobremesa preparada por Ana Bravo com sabores da estação: uma mousse de dióspiro.