O que une a guerra na Ucrânia à morte de quem está ainda na força da vida, à violação sexual de quem ainda não atingiu a maioridade e ao fim do SEF? A ligação entre os eventos está na violência, a perpetrada de forma deliberada, a acidental ou a que não tem explicação possível.
Corpo do artigo
Mariupol está cada vez mais perto de cair nas mãos dos russos e prova disso são as fotos que começam a circular nas redes sociais. As imagens de satélite sugerem a existência de centenas de valas comuns naquela cidade ucraniana. A ONU documentou "assassínios, incluindo por execução sumária" de 50 civis em Bucha, nos arredores de Kiev. As tragédias decorrentes do conflito, encetado a 24 de fevereiro, podem ser seguidas a todo o momento aqui, no seu JN. A gravidade da situação fez com que o equivalente a cerca de metade da população portuguesa já tenha saído da Ucrânia.
Muito antes da atual guerra e por mera coincidência, um ucraniano chegado a Portugal para procurar trabalho foi morto com violência por funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Essa viagem fatídica em busca de uma vida melhor levou a que fosse desencadeado o fim do SEF, mas as burocracias têm levado a um arrastamento de todo o processo. Isso mesmo foi reconhecido pelo Governo. De adiamento em adiamento, até à extinção total. Também por coincidência, a tutela do SEF era então pertença de Eduardo Cabrita. O ex-ministro da Administração Interna foi esta sexta-feira constituído arguido pelo facto de o seu veículo oficial ter atropelado mortalmente um trabalhador da Brisa.
Ninguém escolhe o tempo ou a forma de morrer, mas há fatalidades que nos chocam pelo seu despropósito ou caráter precoce. Quando não é a guerra, pode ser um acidente ou uma doença. Assim foi com uma fadista portuguesa com apenas 33 anos. Filipa Menina de seu nome. A cantora iniciou-se na música com apenas 14 anos e só parou aos 28, altura em que, por causa da paramiloidose (doença rara e hereditária que afeta o sistema nervoso periférico), deixou de andar e de ser autónoma.
A violência irrompe, por vezes, quando a maioridade dos protagonistas ainda nem foi alcançada, o que só nos fere e envergonha como sociedade. Dois jovens, de 16 e 17 anos, são suspeitos de violarem seis meninas, com idades entre os 12 e os 15 anos, que frequentavam a mesma escola em Vila Franca de Xira.
O dia não trouxe apenas más notícias. O quotidiano dos portugueses aliviou esta sexta-feira com o fim da obrigatoriedade da máscara na maior parte dos locais fechados, mas o secretário de Estado da Saúde não deixou de salientar que há um certo grau de responsabilidade individual envolvido. Até porque a liberdade de cada um termina no exato ponto em que começa a liberdade do outro. No entanto, nem todos optaram por deixar cair a máscara no dia da "libertação".
O alívio, agora ao nível da carteira, era também reclamado pelas famílias e pelas empresas., a braços com um custo de vida galopante. O Parlamento confirmou agora a baixa do imposto sobre os combustíveis como alternativa à descida do IVA sobre os produtos petrolíferos de 23 para 13%, medida que a Comissão Europeia tarda em aprovar. Ainda assim, quem quiser poupar 6 cêntimos por litro no gasóleo e 2 na gasolina deve atestar o depósito antes de segunda-feira, 25 de abril, o que dia em que se celebrará a democracia e a liberdade.
Boas leituras e bom fim semana prolongado.