Corpo do artigo
A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras ouviu, esta quarta-feira, a consultora da Casa Civil da Presidência da República, que garantiu não ter existido um “tratamento de excecionalidade” e reconheceu ter sido alvo de críticas por parte de Nuno Rebelo de Sousa.
Maria João Ruela assumiu, perante os deputados, ter tomado “duas diligências”, entre as quais contactar o filho do Presidente da República, que se terá queixado, posteriormente, ao chefe da Casa Civil pela “inação” da consultora e ter contactado o Hospital Dona Estefânia, mas sem memória sobre com quem falou. “Não tenho registo”, reconheceu.
Quem também vai prestar declarações na comissão de inquérito é António Costa, depois de a sua audição ter sido proposta pelo Chega e aprovada, também, pelo PSD, IL e CDS-PP. O antigo primeiro-ministro fez saber que vai responder por escrito às perguntas dos deputados, no dia em que o juiz Nuno Dias ordenou a devolução da caução de 600 mil euros à Start Campus, no âmbito das medidas de coação decretadas na Operação Influencer que, recorde-se, levou à demissão de António Costa.
De volta aos medicamentos caros, a Autoridade da Concorrência condenou cinco dos principais grupos laboratoriais ao pagamento de coimas que atingem os 48,6 milhões de euros. A razão? As farmacêuticas fizeram uma mezinha para decidir, entre si, os preços a aplicar no mercado português para a prestação de análises clínicas e testes à covid-19.
Com o calor a não dar tréguas, os bombeiros desdobram-se para acorrer aos incêndios, com destaque para os que lavram em Castelo Branco e Ourém. O tempo quente convida, como é óbvio, a um salto à praia, mas convém não apostar em Salgueiros. Os banhos na praia de Vila Nova de Gaia estão desaconselhados.
Muito quente foi, também, o início do torneio olímpico de futebol, com incidentes a marcarem o final do Argentina-Marrocos. O jogo até terminou empatado, mas depois de uma invasão de campo os atletas e árbitros voltaram ao relvado, mais de uma hora depois, para o juiz, com o apoio do VAR, anular o golo do empate dos sul-americanos e dar o triunfo à seleção africana.
Enquanto Paris 2024 não arranca verdadeiramente – a cerimónia de abertura decorre esta sexta-feira -, já está na estrada a 85.ª edição da Volta a Portugal e a tradição ainda é o que era: pelo quarto ano consecutivo, Rafael Reis venceu o prólogo em Águeda e é o primeiro camisola amarela da Grandíssima.