Corpo do artigo
É véspera de Natal. Há pressa no ar. De comprar as últimas prendas, de não deixar queimar os doces. Mas o Mundo continua a girar e as notícias também.
O dia começou com o anúncio de que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) pediu informações à PSP sobre a operação policial no Martim Moniz, em Lisboa, em que dezenas de pessoas foram encostadas à parede durante mais de uma hora, para serem revistadas. A força policial tem sido acusada de estar ao serviço da propaganda do Governo contra os cidadãos estrangeiros irregulares.
Ainda por cá, soube-se que o grupo que assaltou uma ourivesaria em Valença, onde um dos ladrões foi baleado por um procurador, é suspeito de ter cometido pelo menos 23 assaltos nos últimos 15 anos. O jornalista Alexandre Panda explica-lhe tudo.
Em Cascais, um homem de 50 anos foi detido por ter abusado sexualmente de um menino de 10 anos. Segundo a PJ, o suspeito começou por "oferecer cartões que lhe permitiriam aceder e praticar um jogo online". Depois de ganhar a confiança da criança, "passou a disponibilizar-se para o transportar em viatura no percurso de escola até casa, tendo em duas dessas ocasiões conduzido a vítima a um local ermo, onde os abusos sexuais vieram a ocorrer".
Nas estradas portuguesas, o alerta é de cuidado. Em quatro dias, já morreram dez pessoas em acidentes desde 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação "Natal e Ano Novo 2024/2025".
Em Braga, a Arquidiocese desmentiu ter exonerado a direção do Colégio D. Diogo de Sousa, mas confirma a saída dos atuais responsáveis, que se demitiram por discordarem das novas orientações. Entenda o que se passa na maior escola secundária católica do país.
Já por terras brasileiras, foram resgatados mais de 160 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravatura nas obras de uma fábrica de automóveis da empresa chinesa BYD. A situação levou ao corte de relações entre a fabricante e a empresa.
Até fora do planeta a véspera de Natal é marcada de forma especial pela NASA. A sonda Parker está a fazer a maior aproximação ao Sol para estudar a sua atmosfera e tentar desvendar o segredo das tempestades solares, que podem ter impacto nas comunicações terrestres.
Mas notícias à parte, é tempo de família, de quentinho, de descanso no sofá. Por isso, a jornalista Patrícia Naves reuniu as melhores sugestões de filmes e séries para entreter o seu Natal. Dos clássicos às estreias, haverá sempre algo para o seu gosto.
O "Jornal de Notícias" deseja a todos os leitores um Feliz Natal. Se é fã da edição em impressa, saiba que o JN estará nas bancas no dia de Natal e no dia de Ano Novo. De resto, acompanhe tudo o que se passa em Portugal e no Mundo em permanência em jn.pt.