Corpo do artigo
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que divulgará, uma vez por mês, durante a época 2023/24 já iniciada, os áudios das conversas entre árbitros de campo e VAR, em todos os lances avaliados no ecrã disponível no relvado. O objetivo do Conselho de Arbitragem é, de acordo com o comunicado publicado, essencialmente pedagógico.
Em matéria de vídeo-arbitragem, as competições profissionais em Portugal foram pioneiras, uma vez que fomos dos primeiros países a introduzir o VAR e as linhas do fora de jogo no futebol. A Liga Portugal e as sociedades desportivas suas filiadas, cientes da relevância da matéria, têm consistentemente promovido a sua discussão e acompanhado os seus desenvolvimentos internacionais.
Uma palavra de elogio é, também, devida ao Conselho de Arbitragem da FPF, por querer liderar o processo de credibilização dos árbitros e da vídeo-arbitragem.
Este tem sido um caminho longo e a parte percorrida é já irreversível.
Ainda este ano, o International Football Association Board (IFAB), na sequência da sua reunião anual, deu seguimento às recomendações dos seus órgãos consultivos e expressou o seu apoio às medidas identificadas para tornar o jogo mais justo e apelativo. Ficou aí, então, acordado que seria implementado, a título experimental e limitado a competições internacionais organizadas pela FIFA, um sistema de comunicação pública aos adeptos por parte dos árbitros, em relação às decisões do VAR, tanto no estádio quanto por via das emissoras do jogo, tal qual temos vindo a assistir na fase final do Mundial de Futebol Feminino.
Aguarda-se, pois, com expetativa, qual a posição que o IFAB assumirá depois desta fase experimental.
Da parte da Liga Portugal, todos os passos que permitam ir de encontro ao objetivo central de maior transparência e credibilidade das competições profissionais, tornando o espetáculo mais atrativo para o adepto, princípios desde sempre defendidos pelo Presidente Pedro Proença, serão sempre de saudar e acolher.
*Assistente Jurídico da Liga Portugal