Corpo do artigo
Para uma instituição como a Liga Portugal, entidade organizadora das competições profissionais de futebol, há dois indicadores fundamentais em matéria de avaliação do trabalho realizado: os adeptos e os clubes.
Em relação aos adeptos, os sinais não poderiam ser mais claros. Depois de uma temporada em que foi batido o recorde de assistências nos estádios da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal 2 Meu Super, com mais de 4,2 milhões de espectadores, um acréscimo de 10% em relação a 2022-23, nesta época esse número continua a aumentar: mais 7%.
Relativamente aos clubes, vive-se hoje um ambiente sem paralelo no futebol português, não só pela forma saudável e elevada como os dirigentes se relacionam, mesmo quando discordam, mas sobretudo pelo modo dialogante e cooperante como trabalham em conjunto, demonstrando que a melhor forma de defender os interesses particulares é salvaguardar os interesses coletivos.
Aquilo a que hoje se assiste não é obra do acaso. É, isso sim, fruto de cada liderança e obra do enorme trabalho desenvolvido pela Direção da Liga Portugal ao longo dos anos, em todas as vertentes, desde que, em 2015, Pedro Proença assumiu os destinos do organismo.
O contributo para a maior celeridade da justiça desportiva, o robusto processo de licenciamento dos clubes, o reconhecimento internacional através da presidência da European Leagues, a responsabilidade social do futebol pela mão da Fundação, o desbloqueio do processo de centralização dos direitos audiovisuais, a recuperação financeira e o crescimento comercial da Liga Portugal, a construção do Arena Liga Portugal, a aposta em eventos diferenciadores como o Thinking Football Summit, o Awards, o Liga Portugal Legends e o Liga Portugal Youth, a valorização da formação profissional através da Liga Portugal Business School, os espaços de reflexão como a Cimeira de Presidentes, o Fórum de Treinadores e a Comissão de Diálogo Social, são hoje marcas inalienáveis de um percurso que transformou a Liga Portugal na Liga que une a grande comunidade do futebol português.