Greenwashing: o falso verde que dá mau ambiente
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O uso do termo “greenwashing” cresceu mais ou menos a par das preocupações da sociedade com o ambiente. Por essa razão e pelas práticas enganosas de algumas organizações, a palavra induz muitas vezes o consumidor no erro de pensar que é sinónimo de cuidado face à pegada ambiental e ao Planeta.
Ora, “greenwashing” significa precisamente o contrário. Isto é: traduz a prática de certas empresas que recorrem a etiquetas ou rótulos “verdes” para fazer crer que se preocupam com o ambiente quando, na realidade, têm comportamentos negativos desse ponto de vista.
Sendo o setor têxtil e do vestuário um dos tradicionalmente mais poluidores, é justamente aí que está a atuar o projeto “be@t - bioeconomy at textiles / bioeconomia na indústria têxtil”: menos exploração do Planeta, seja em termos de matérias-primas de base fóssil ou seja no consumo de água, mas também no domínio da poluição. E no da informação.
Tendo a garantia de credibilidade concedida pelo Governo e a Comissão Europeia, ao beneficiar de cofinanciamento do Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Europeus Next Generation EU, este projeto aposta numa mudança profunda tanto da indústria como dos consumidores, levando a práticas cada vez melhores e atitudes mais amigas do Planeta.
Para o sucesso da estratégia, é importante que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e saiba como detetar as mentiras de certas organizações que se dizem ecológicas e com preocupações ambientais, mas que são - isso sim - praticantes do “greenwashing”.
Declarações genéricas nas suas etiquetas e campanhas de marketing, ausência de provas concretas das alegadas boas-práticas, abuso do “verde”, de “amiga do ambiente” e “natureza” são alguns dos indícios para nos levar a desconfiar.
Devemos investigar a fundo sobre essa empresa, tendo sempre presente a comparação com outros produtos concorrentes e usando o espírito crítico: por exemplo, um produto reciclado mas que vem do outro lado do Planeta, quando existem alternativas locais ou regionais, anula as vantagens da reciclagem com a pegada ambiental originada pelo transporte a grandes distâncias.
Ser um consumidor esclarecido e combater o “greenwashing” é, por isso, também importante na luta por um ambiente melhor.