Corpo do artigo
O reforço do combate aos comportamentos antidesportivos contrários aos valores da verdade, da lealdade e da correção e suscetíveis de alterar fraudulentamente os resultados dos jogos das competições constituiu um dos principais eixos das alterações ao Regulamento Disciplinar do Futebol Profissional, aprovadas na última Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portugal, tendo por referência a época 2024/25 que agora inicia.
A defesa intransigente de princípios e valores éticos é absolutamente inegociável para a Liga Portugal, que pretende continuar a ser pioneira e a corresponder à confiança e às expectativas dos adeptos, dos patrocinadores e dos mais variados parceiros e agentes desportivos.
De recordar que a Liga Portugal foi a primeira Liga de Futebol Profissional a nível mundial a receber a certificação da SIGA (Sport Integrity Global Alliance) em matéria de Boa Governação no Desporto, certificação que assume uma relevância absolutamente estratégica e estruturante.
Destaque, ainda, para o novo Regulamento de Prevenção da Violência, que na senda das melhores práticas internacionais incorpora agora novos procedimentos (nomeadamente em casos de deflagração de artefactos pirotécnicos e arremesso de objetos), numa luta sem tréguas no combate à violência associada ao desporto.
E porque uma visão estratégica requer sempre uma visão integrada, a implementação de um novo modelo na Comissão de Instrutores da Liga Portugal, altamente profissionalizado, no início de 2022/23, representou um ponto de viragem também na justiça desportiva, cujos resultados falam por si, com o prazo médio da instrução dos processos a passar de 88 dias na época 2021/22, para 15 dias na época 2023/24!
A Liga Portugal já provou que a celeridade da Justiça Desportiva é fundamental para a credibilidade das competições, assim como factor primordial no combate à violência e aos comportamentos antidesportivos.
O Desporto não pode ser desvirtuado nem palco de violência, pelo que o Futebol Profissional português continuará sempre na linha da frente a travar estes combates!