Corpo do artigo
É já depois de amanhã que se realiza o Liga Portugal Awards, na Alfândega do Porto, um evento com transmissão em direto na TVI e que se define, com todo o propósito e legitimidade, como a grande gala do futebol português.
A fasquia está alta, depois da primeira edição ter sido nomeada para um prémio internacional, em Cannes, ao lado de eventos como a cerimónia de abertura do Mundial de Clubes FIFA 2022, em Marrocos (que acabou por arrecadar o prémio), ou da cerimónia de abertura do Mundial de Clubes FIFA 2023, na Arábia Saudita, aguardando-se assim com elevada expectativa pela excelência organizativa a que a Liga Portugal já nos habituou.
Identificaria três pontos fundamentais nesta noite que promete ser de muito glamour e emoções ao rubro. Por um lado, o premiar do talento daqueles que mais brilharam na temporada anterior, seja o melhor marcador, o melhor jogador, o melhor treinador ou o autor do melhor golo, assim como as equipas que se destacaram com a conquista de troféus. Em segundo lugar, a homenagem de protagonistas e personalidades do nosso futebol, como será o caso de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que receberá o Prémio de Mérito Desportivo, juntamente com a sua Direção. Em terceiro lugar, a manifestação de grande união entre os diversos agentes desta indústria.
O futebol português vive atualmente uma atmosfera especial, de cooperação valiosa entre as sociedades desportivas, e seguramente que este convívio permitirá cimentar essa força agregadora que tem sido alimentada pela Liga Portugal e por Pedro Proença no seio da família do futebol, de forma transversal, desde a base até ao topo da pirâmide. Recorde-se, aliás, o lema para a época 2024/25: “O Futebol que nos Une!”
O Liga Portugal Awards será, seguramente, um momento de valorização, uma prova de vitalidade e uma jornada de promoção do futebol português.