Corpo do artigo
Cumprida, sensivelmente, metade da temporada, e tratando-se, por isso, de um balanço parcial, é da mais elementar justiça reconhecer a excelente campanha protagonizada pelas equipas portuguesas nas provas da UEFA em 2024/25.
Tal como sublinha o estudo ontem publicado pelo Barómetro e Observatório da Liga Portugal, esta é já a terceira época com mais vitórias de equipas nacionais nas competições europeias (contando com as qualificações), num total de 24 triunfos e a apenas um do segundo melhor registo, numa altura em que faltam ainda disputar oito jogos aos nossos representantes nas fases de liga: dois a SL Benfica e dois a Sporting CP na Liga dos Campeões, dois a FC Porto e a SC Braga na Liga Europa, sendo que SL Benfica, Sporting CP e FC Porto estão em zona de qualificação para o play-off e o SC Braga depende apenas de si próprio para lá chegar.
Só o Vitória SC já terminou a primeira fase da Liga Conferência e, realce-se, com distinção. A equipa já tinha feito história ao tornar-se na primeira formação portuguesa a chegar à fase regular da prova, tendo agora conseguido o apuramento direto para os oitavos de final, apenas atrás do Chelsea, únicas equipas sem qualquer derrota nos seis jogos disputados. Mais: o Vitória SC bateu o recorde de vitórias consecutivas de um clube nacional nas competições da UEFA, fixando o novo máximo em nove!
O terceiro lugar ocupado por Portugal no ranking UEFA de 2024/25, apenas atrás de Inglaterra e de Itália, é reflexo deste comportamento geral, devendo acrescentar-se que as nossas equipas já conseguiram, esta época, seis triunfos contra adversários que competem nas designadas “Big 5” (principais cinco ligas europeias).
Se atendermos ao enquadramento que continua a ser altamente desfavorável para os clubes portugueses em termos de custos de contexto com que se debatem e que os coloca em desvantagem na hora de medir forças no panorama internacional, estes feitos tornam-se, ainda, mais impressivos e dignos de registo.
P.S. - Votos de Feliz Ano Novo aos leitores do JN e a todos os adeptos.