Corpo do artigo
A Direção da Liga é um dos órgãos estatutários da Liga Portugal que apresenta, em cada época desportiva, uma diferente composição.
De acordo com os seus Estatutos, a Direção da Liga é constituída pelos seguintes membros: o Presidente da Liga Portugal, cinco Vogais em representação das Sociedades Desportivas da I Liga, três Vogais em representação das Sociedades Desportivas da II Liga e um membro da Direção da Federação Portuguesa de Futebol.
Relativamente aos representantes da I Liga, três são os primeiros classificados na Liga, considerando-se a média das últimas quatro épocas desportivas anteriores à data da eleição dos órgãos sociais, coincidindo o seu mandato com o dos restantes órgãos sociais. Os restantes dois representantes da I Liga, são cooptados pelos três atrás referidos, cooptação que tem lugar em cada época desportiva.
Os três representantes permanentes da I Liga na Direção da Liga Portugal para o quadriénio 2023-27 são a FC Porto SAD, a Sporting CP SAD e a SL Benfica SAD, a que se juntam este ano a Arouca SDUQ e a SC Braga SAD.
Em representação das sociedades desportivas da II Liga, integrarão a Direção a CD Tondela SAD, a SCU Torreense SAD e a AVS SAD.
A nova Direção da Liga é, assim, agora composta por representantes de FC Porto, Sporting, Benfica, SC Braga, Arouca, AVS SAD, Tondela e Torreense, para além de Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, e de José Couceiro, representante da FPF.
Ciente dos desafios que o futuro apresenta e na resposta ao quadro de exigência que se coloca ao futebol profissional português, a composição da atual Direção é hoje um cristalino reflexo da união e coesão que pautaram o mais recente processo eleitoral que reconduziu Pedro Proença na liderança da Liga Portugal.
Reveladora disso mesmo, a primeira reunião da nova Direção da Liga Portugal que ontem teve lugar na cidade de Évora, cimentou mais um passo rumo à afirmação da Liga Portugal enquanto grande motor de desenvolvimento do futebol profissional em Portugal.
*Assessor jurídico da Liga Portugal