Corpo do artigo
Pedro Proença foi esta quinta-feira ratificado como membro do Comité Executivo da UEFA, na qualidade de Presidente da European Leagues, em Paris, durante o 48.º Congresso do organismo que tutela o Futebol europeu.
Um momento formal que diz muito do seu percurso e das suas qualidades de liderança, hoje um dos dirigentes mais preparados no panorama europeu, mas acima de tudo um momento de enorme reconhecimento internacional para o Futebol português e para o Futebol Profissional em particular, que ganham ainda mais voz e estatuto num dos mais importantes órgãos de decisão.
A liderança de Pedro Proença na Liga Portugal, desde 2015, tem sido marcada pelo crescimento e valorização do Futebol Profissional enquanto produto e marca, pela forma como foi capaz de unir e organizar os Clubes em prol de objetivos comuns. Os frutos desse trabalho foram sendo alvo dos mais rasgados elogios lá fora, o que resultou na eleição para a liderança da European Leagues, tornando-se assim no primeiro português a liderar um organismo internacional no mundo do futebol.
Desde então, e em pouco tempo, Pedro Proença tem sido um importante representante do Futebol português nas mais altas instâncias, cimentando os laços com os principais ‘stakeholders’, nomeadamente o Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, com o qual recentemente se reuniu na sede do organismo, em Nyon, e o Presidente da Associação de Clubes Europeus (ECA), Nasser Al-Khelaifi, com quem esteve na Supertaça de França, em Paris, e na reunião do Comité Executivo da ECA, no Catar.
O fortalecimento destes laços ganha redobrada importância numa altura em que os alicerces do Futebol voltam a ser ameaçados por quem pretende sacrificar o modelo do mérito desportivo e da valorização das ligas domésticas.
O nosso Futebol bem merece estar nos principais palcos e fazer parte das grandes decisões. É a internacionalização do nosso Talento em todas as suas facetas!