Corpo do artigo
Concluídas as emoções da Liga das Nações, o calendário futebolístico não pára e os adeptos vivem, agora, a primeira edição alargada do Mundial de Clubes, a jogar-se nos Estados Unidos, um dos países que vai acolher o Campeonato do Mundo de seleções, no próximo ano. Como nação de futebol e com estatuto reforçado, Portugal está representado com S.L. Benfica e F. C. Porto, mas a representação vai muito além. Ao nível de jogadores, o nosso país é o quarto com mais atletas, atrás de Brasil, Argentina e Espanha, além de três treinadores - Abel Ferreira, Renato Paiva e Miguel Cardoso – em equipas estrangeiras.
Presente neste evento de magnitude internacional está Pedro Proença. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol está nos EUA desde o início da semana. Na agenda, além de apoiar as equipas portuguesas com a sua presença, ao vivo, no encontro de estreia de cada uma na prova, esteve a representação do futebol português. Pedro Proença assistiu ao Real Madrid-Al Hilal a convite de Gianni Infantino, presidente da FIFA, e participou no FIFA Executive Football Summit, onde foram discutidas matérias acerca do desenvolvimento da modalidade e expansão do futebol feminino.
A participação da FPF terminará com uma reunião entre Infantino e Pedro Proença, num encontro que servirá para estreitar laços entre as duas entidades e aflorar a organização do Mundial-2030.
Conclui-se, assim, mais uma semana importante para o futebol português e para o reforço do reconhecimento internacional de que goza a nossa indústria. Além da importância de contarmos com representação ao mais alto nível dentro de campo, é fundamental para Portugal marcar presença nos principais fóruns de discussão e reflexão sobre o futebol, onde figuram os seus maiores “stakeholders”, numa estratégia de reforço do nosso estatuto.
PS – As nossas seleções de sub-21 e de sub-19 feminina jogam, hoje, o acesso às meias-finais dos respetivos Europeus. Boa sorte às nossas equipas, destacando, desde já, a qualidade que têm demonstrado nas provas. Força, Portugal!