Corpo do artigo
Não há que ter medo das palavras: o dia de ontem foi absolutamente histórico para o Futebol Profissional e, em particular, para o Futebol português.
A aprovação, em Assembleia Geral da Liga Portugal, por unanimidade e aclamação, da proposta do FC Paços de Ferreira para a manutenção da distribuição equitativa das verbas de solidariedade provenientes da UEFA aos Clubes da Liga Portugal 2 Meu Super, constituiu uma inequívoca manifestação de união e garantia de apoio financeiro justo e equilibrado entre todas as Sociedades Desportivas.
Recorde-se que o Comité Executivo da UEFA aprovou na terça-feira, em Praga, o novo modelo de distribuição das verbas do mecanismo de solidariedade destinadas aos Clubes que não participam nas competições europeias. Essas verbas não só passaram de 4% para 7%, como continuarão a poder beneficiar os clubes da segunda divisão das médias e pequenas ligas.
É no segundo ponto que me detenho, juntando-me ao coro de clubes portugueses que fizeram questão de, publicamente, agradecer o papel de Pedro Proença neste processo negocial, enquanto Presidente da European Leagues. Sem essa intervenção, vingaria a decisão inicial de dividir o ‘bolo’ apenas pelos clubes primodivisionários, ao passo que assim foi possível preservar e afirmar o princípio da solidariedade, apesar das contingências do novo enquadramento, que colocou a decisão nas mãos dos clubes das principais divisões.
Já depois de a Direção da Liga Portugal, em antecipação à proposta que seria votada em Praga, ter manifestado de forma unânime a intenção de manter a distribuição das verbas de solidariedade da UEFA para os clubes da Liga Portugal 2 Meu Super, foi agora a vez de os Clubes mostrarem que estão hoje mais unidos do que nunca e preparados para os grandes desafios do futuro.
O equilíbrio financeiro e competitivo entre todas as Sociedades Desportivas é absolutamente estruturante para a sustentabilidade das competições. E mais uma vez, num momento-chave, o Futebol Profissional deu o exemplo. Um dia histórico para o Futebol português!