Corpo do artigo
A valorização da marca Liga Portugal e das competições por ela organizadas é uma ambição - diria mesmo um desígnio - sempre presente desde que, em 2015, Pedro Proença assumiu a presidência. Ciente de que só através do aumento da atratividade das provas profissionais seria possível atrair mais adeptos a acompanhar os jogos, seja no estádio ou em casa, e por inerência parceiros mais fortes, a Liga Portugal tem traçado, época após época, iniciativas que promovam a competitividade e o interesse na Liga Portugal Betclic, Liga Portugal SABSEG ou Allianz CUP.
Nasceu assim, por exemplo, a campanha #OFutebolnaoPara, que em 2022/2023 promoveu, com inegável sucesso, o aumento do Tempo Útil de Jogo. Um conjunto de iniciativas que, envolvendo todos os intervenientes (jogadores, treinadores e árbitros), teve não só efeitos imediatos mas também duradouros, bem refletidos nos bons resultados que as provas profissionais registam também nesta temporada a esse nível e que permitem, por exemplo, que cheguemos a esta fase de 2023/2024 com o maior número de golos (e média de golos por jogo) de que há registo à passagem da 27.ª jornada da competição. Somos, e esse é sempre um dos principais objetivos, uma Liga cada vez mais espetacular.
Não é por acaso que esta época regista também os melhores números de que há registo a nível de espectadores em estádio. É inegável que o aumento das assistências - somando a Liga Portugal Betclic e a Liga Portugal SABSEG já ultrapassámos os 3 milhões de espectadores - está, e muito, relacionado com o sucesso da campanha O Futebol És Tu, lançada no início desta época, precisamente com o objetivo de promover o regresso dos Adeptos e das Famílias aos estádios, mas não devemos dissociar deste incrível aumento o facto de termos jogos cada vez mais atraentes.
Porque um futebol mais espetacular será, neste mundo de entretenimento em que se insere esta indústria, sempre mais fácil de promover. Ainda temos caminho a percorrer… mas seguimos na direção certa. Com a ambição que a caracteriza, a Liga Portugal chegará ao destino a que se propõe.