120 artesãos de todo o país e o "Adamastor" animam Mercado dos Descobrimentos em Viana
O Mercado dos Descobrimentos está de regresso a Viana do Castelo, de 19 as 22 de junho, com a participação de cerca de 120 artesãos de todo o país. Este ano, a temática é direcionada para o continente africano e uma das atrações será uma figura do "Adamastor", criada para animar o certame.
Corpo do artigo
"Procurámos, todos os anos, fazer uma viagem por aquilo que foi a vida dos mareantes e navegadores vianenses pelo mundo. Este ano, contempla mais o continente africano como temática de fundo e conta com mais de 120 artesãos inscritos, para tudo o que tem a ver com artes e ofícios, comidas e bebidas", anunciou esta segunda-feira Manuel Vitorino, presidente da Vianafestas, promotora das festas da cidade, e também vereador da Cultura.
A iniciativa vai decorrer no Castelo Santiago da Barra e área envolvente, abrangendo uma parte do Campo d"Agonia, onde se realiza a feira semanal (à sexta-feira). Na programação estão incluídas as comemorações do Foral Afonsino, que vão ser assinaladas a 18 de junho (às 18.30 horas) na Praça da República, com uma encenação do foral.
A proposta do evento é, segundo a organização, fazer Viana "viajar no tempo, até ao século XV por altura dos Descobrimentos, regressando assim ao Burgo de Viana da Foz do Lima numa época histórica em que Bartolomeu Dias e os seus marinheiros lograram vencer o Adamastor e renovar a esperança do povo lusitano em encontrar o caminho marítimo para as Índias".
O cenário onde estarão instalados artesãos e tasquinhas de comes e bebes, adianta a organização, pretende "proporcionar uma experiência imersiva" com música, animação teatral (recriações históricas), workshops, dança, exposição de aves, demonstrações de voo livre, acampamentos, cavalos, espetáculos de fogo, artes circenses e animação infantil.
O mercado funcionará, nos quatro dias, a partir das 12 horas. Na quinta-feira, feriado, encerra às 00 horas, sexta-feira e sábado à 01 da madrugada, e no domingo termina pelas 20 horas.
Este ano, serão abertas portas a visitas à Torre da Roqueta, Capela, Paiol e outros recantos do Castelo de Santiago da Barra.