175 mil passageiros de autocarro entre Famalicão, Trofa e Santo Tirso
A Mobiave – rede de transportes intermunicipal, que serve os municípios de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, movimentou 175 805 passageiros só durante o primeiro mês de funcionamento. A rede, operada pelo grupo Transdev, começou a funcionar a 1 de abril.
Corpo do artigo
No terreno há pouco mais de três meses, a nova rede de transportes públicos passa por 2726 paragens dos três concelhos e passou a servir zonas que estavam a descoberto.
“Temos mais transportes, mais zonas de paragem, nomeadamente no centro da freguesia”, diz Judite Sousa, presidente da Junta de Vilarinho das Cambas, notando que antes da Mobiave os “miúdos tinham de fazer dois, três quilómetros para chegar à paragem”.
Agora isso não acontece, e a autarca sublinha a existência de mais horários, seja da freguesia até ao centro da cidade, seja até à vila de Ribeirão. “Esta ligação às escolas, às piscinas, à zona comercial era importante”, afirma Judite ao JN.
A rede de autocarros disponibiliza 90 linhas, e durante o seu ainda curto período de funcionamento foi ajustando horários e percursos “para uma melhor adequação às necessidades dos passageiros”. Segundo a Mobiave, com as alterações em algumas linhas, passaram a ser servidos lugares que não estavam previstos nos percursos iniciais.