Arrancou nesta terça-feira a 24ª edição da "maior feira de emprego em Portugal organizada por estudantes". Na FJC Porto de Emprego 2024, que decorre na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), há 65 empresas e 500 oportunidades de trabalho e estágio.
Corpo do artigo
A oferta de vagas "não se limita a estudantes, qualquer pessoa que esteja à procura de emprego pode aparecer e as portas estão abertas para todos", diz Diogo Lopes, da organização. "Por norma, dizemos que 60% do nosso público-alvo são estudantes da nossa faculdade, 30% são estudantes da faculdade ao lado, ou seja, da FEUP, e 10% de estudantes de outras faculdades do Porto", acrescenta. A feira de emprego termina nesta quarta-feira.
As expectativas de participação são elevadas, uma vez que, "a cada ano, tem sido crescente, tanto o número de empresas, como o de participantes", segundo Diogo Lopes. "Talvez não chegue às 5500 pessoas, mas é capaz de ultrapassar o valor do ano passado: 5000 visitantes, muito também porque expandimos a feira, tanto a nível de espaço, como a nível de empresas presentes", afirma.
Visitam a feira maioritariamente finalistas de licenciatura e alunos de mestrado, mas as oportunidades cativam outros estudantes. Como é o caso de Gonçalo Mendes, a frequentar o 2º ano da licenciatura em Economia. Alexandra Teixeira, aluna do 2º ano de Gestão, explica que, com o "aproximar do fim da licenciatura, gostava de complementar o curso, que é bastante teórico, com uma parte prática". "Este evento pode ser uma grande ajuda para muitos alunos, para conseguirmos perceber aquilo que realmente queremos", destaca.
"Acho que isto é comum a todos os finalistas: não saber o que fazer quando acaba a parte do estudo e a feira cria contacto com pessoas que passaram exatamente pelas mesmas dúvidas que nós e conseguem-nos esclarecer nesse sentido", defende Beatriz Lima, aluna do 3º ano de Economia. A finalista afirma que a FJC Porto de Emprego permite-lhe perceber que área teórica no mestrado é que "vai querer aprofundar e conseguir juntar o melhor dos dois mundos, que é a prática e a teoria".
Daniela Vieira, a frequentar o 2º ano do mestrado em Gestão, é outro exemplo de quem procura descobrir o seu interesse por uma vertente, em particular, entre as várias da área de estudo. "O mestrado em Gestão é bastante abrangente e o estágio pode ser uma oportunidade para decidir de que área gosto mais", diz.
A Sonae e a Deloitte são presenças habituais na feira e, além de parceiras do evento, são duas empresas que patrocinam a sua realização, pelo crescente número de participantes. Como exemplo positivo, Inês Silva, da Sonae, aponta o "Programa Contacto", um estágio profissional que no ano passado empregou mais de 80% das pessoas que o fizeram. A Deloitte fala que, da "média de 300 contactos recolhidos nos últimos dois anos, dos elegíveis, foram contratados 5 a 10%".
O evento tem entrada gratuita e é da responsabilidade da FEP Junior Consulting, a empresa de consultoria da FEP, em parceria com o Serviço de Desenvolvimento e Carreira da faculdade.