Corpo do artigo
O novo presidente da Câmara de Baião, que sairá das eleições autárquicas, salvo qualquer hecatombe, terá como abreviatura do seu nome a sigla "PP". Paulo Pereira, atual presidente e recandidato pelo PS, e Paulo Portela, candidato da coligação PSD/CDS. Pelo histórico eleitoral são estes os que maiores probabilidades têm de ganhar a presidência da autarquia.
O socialista Paulo Pereira tem a vantagem de pertencer à estrutura que há 16 anos retirou a presidência da Câmara ao PSD. Paulo Portela, que impôs a sua equipa (muito jovem) à estrutura social democrata como condição para avançar com a candidatura, encarna a novidade para desgastar o poder socialista.
A CDU candidata Manuel Vilas Boas, 81 anos, atual coordenador do PCP/Baião. Nuno Gomes é candidato à Assembleia Municipal. Na terra do histórico comunista Soeiro Pereira Gomes, em 2017, a CDU recolheu 198 votos num universo de 11312 votantes.
Nas últimas autárquicas, o PS ganhou as eleições com uma das mais expressivas maiorias: 67,11% dos votos. O Executivo é composto por sete elementos: cinco são do PS e dois do PSD. Na Assembleia Municipal, o PS elegeu 15 deputados municipais e o PSD seis.