Já foi aberto o concurso público com vista à construção de um novo centro de saúde na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar. A construir na zona da Triana, irá albergar os serviços prestados atualmente pelas unidades de saúde familiar de Brás Oleiro e Despertar. O investimento estimado é de 3,6 milhões de euros.
Corpo do artigo
Segundo informação divulgada pela Câmara de Gondomar, o novo edifício vai ser erguido no gaveto formado pelas ruas das Cantarinhas e das Arroteias. Depois de adjudicada a obra, o prazo de execução é de 365 dias. A Autarquia tem a expectativa de que todo o processo seja rápido e que o novo centro de saúde possa abrir dentro de ano e meio, aproximadamente.
Além da esperada melhoria na prestação de cuidados de saúde primários à população da Triana, a construção da nova estrutura vai ter como consequências diretas a requalificação integral da Rua das Cantarinhas e melhoramentos quanto às condições de mobilidade na Rua das Arroteias. Por outro lado, é objetivo da Câmara facilitar a circulação automóvel em direção à Rua de Dom Afonso Henriques, através da construção de um arruamento novo.
São cerca de 22 mil as pessoas servidas atualmente pelas duas unidades de saúde familiar que vão instalar-se no novo edifício. As futuras instalações vão ainda contemplar gabinetes no âmbito das unidades de recursos assistenciais partilhados, de que são exemplos valências como podologia e psicologia, estando igualmente prevista a criação de um serviço de saúde oral.
A compra do terreno onde o centro de saúde vai ser construído representou já um investimento municipal de cerca de 400 mil euros. Quanto aos 3,6 milhões relativos ao custo da obra, prevê-se que o Plano de Recuperação e Resiliência financie cerca de 1,8 milhões, ficando o restante a cargo do Município.