<p>Com o fim das obras de ligação da A29, entre Estarreja e Angeja, fica concluída a concessão Costa de Prata, que liga, por auto-estrada, Porto e Mira, tornando-se numa alternativa à A1. A abertura ao tráfego acontece hoje, quinta-feira.</p>
Corpo do artigo
Abre ao tráfego, hoje, à meia-noite, o último lanço da concessão Costa de Prata, na A29, que liga Estarreja a Angeja, numa extensão total de 13 quilómetros.
A obra, que teve início em Novembro de 2007 e que corresponde a um investimento de cerca de 50 milhões sde euros, facilita as ligações entre as principais cidades do Litoral Norte do país - Porto e Mira, constituindo também uma alternativa à A1 para o percurso entre Porto e Lisboa.
Segundo Rui Guimarães, director técnico da Concessionária Aenor, responsável pela obra, "a conclusão deste lanço e a consequente conclusão da Concessão Costa de Prata é muito importante, porque vem facilitar a circulação entre as cidades do Litoral Norte, bem como o percurso Porto/Lisboa, uma vez que fica disponível de forma ininterrupta o corredor alternativo à A1."
De referir ainda uma particularidade deste lanço, ao efectuar o primeiro grande projecto nacional de eficiência energética em iluminação pública, tornando-se a primeira auto-estrada da Europa iluminada a LED. No nó da Angeja, em cada ano, será reduzido o consumo em cerca de 100 MW/hora e as emissões de CO2 são reduzidas em mais de 40 toneladas.
O investimento total na Concessão Costa de Prata, durante o período de construção, ascende aos 302 milhões de euros.
Refira-se que o grupo Aenor é o segundo maior concessionário de auto-estradas em Portugal, sendo reponsável pela exploração de 850 quilómetros, integrados em seis concessões rodoviárias.