O arquipélago dos Açores está, esta segunda-feira, sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes.
Corpo do artigo
As nove ilhas açorianas vão estar sob aviso amarelo até às 14.00 horas "devido a um sistema frontal de atividade moderada a forte que está a afetar o arquipélago".
O aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) aconselha os cidadãos a garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.
A proteção civil aconselha também a limpeza dos sistemas de drenagem e consolidação de telhados, portas e janelas, adotar uma condução defensiva, reduzindo velocidade e cuidados com a formação de lençóis de água nas vias.
O IPMA prevê para o continente períodos de céu muito nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e de granizo nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.
Prevê-se também queda de neve acima dos 1000/1200 metros, descendo a cota para os 800/1000 metros no final do dia, possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial nas regiões norte e centro e vento moderado do quadrante oeste e forte com rajadas da ordem de 70 km/h nas terras altas.
Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se 15 graus Celsius, Porto 14, Faro 16, Funchal 21, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 16 e Santa Cruz das Flores 15.