A empresa "Águas de Gondomar" esclareceu, esta quinta-feira, que o controlo de qualidade de água neste sistema de abastecimento é cumprido na íntegra e apresenta conformidade de 100% em todas as análises realizadas.
Corpo do artigo
"A qualidade da água do sistema público de distribuição de água, cuja gestão é da responsabilidade da AdG, encontra-se própria para consumo humano e cumpre toda a regulamentação e legislação em vigor no que respeita ao controlo da qualidade e resultados obtidos", afirma.
O esclarecimento das "Águas de Gondomar" foi feito depois
da Agência Portuguesa do Ambiente ter concluído que as águas subterrâneas na área das antigas minas de carvão de São Pedro da Cova são impróprias para consumo mas têm qualidade aceitável para a rega.
"A água não se encontra própria para consumo humano", refere o relatório sobre a "Avaliação do estado das águas subterrâneas" na zona onde se encontram depositados nas escombreiras das antigas minas 88 mil toneladas de resíduos perigosos.
No entanto, o documento revelado pela Lusa, destaca que "a zona dispõe de infraestruturas de abastecimento público, pelo que a saúde pública não estará em risco".
Os resultados da monitorização da qualidade da massa de água subterrânea "devem ser encarados como um ponto de partida, carecendo de um maior aprofundamento da sua análise, bem como de informação complementar, nomeadamente com a realização de novas campanhas de monitorização", lê-se no documento.