<p>O campo de golfe de Ponte de Lima tornar-se-á, a partir de hoje, quinta-feira, na primeira estrutura privada a disponibilizar as suas instalações para o ensino da modalidade de uma forma gratuita. Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade apadrinha a iniciativa.</p>
Corpo do artigo
Eliminar o "preconceito" de que a modalidade se destina, apenas, a classes mais abastadas, contribuindo, assim, para aumentar o número de praticantes. Em especial, na região Norte. São estes os objectivos que presidiram ao lançamento de pioneira iniciativa, por parte de um campo de golfe privado: o de aulas gratuitas, dos 8 aos 88 anos. Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade apadrinha, hoje, no campo limiano, o lançamento do projecto.
Numa fase inicial, a medida deverá estender-se até finais de Fevereiro do próximo ano, altura em que a proposta será avaliada pelos seus promotores, não estando, pelo menos para já, posta de parte a eventual continuidade das aulas gratuitas. Refira-se que, para o efeito, a administração do complexo situado na freguesia de Fornelos, a curta distância do centro da vila, estabeleceu já protocolos com a Santa Casa concelhia e com a Escola Secundária de Ponte de Lima, para que utentes e alunos possam aprender a jogar golfe.
"Democratizar" a modalidade
"Trata-se de proposta que visa democratizar e dinamizar a modalidade, de modo a que possa estar acessível a todas as idades", afiança fonte da estrutura sediada em Ponte de Lima, dando conta que o projecto pretende envolver tanto escolas como instituições de solidariedade social. "Pretendemos, com isto, inverter a ideia que a esmagadora maioria das pessoas tem de que o golfe é caro. E vamos invertê-la. Não temos dúvidas. Queremos que a modalidade seja tão acessível quanto a frequência de um ginásio, isto sem deixar de parte a exclusividade que o golfe encerra, pela beleza da modalidade", acrescenta.
Com vista à iniciação na modalidade, o Axis Golfe de Ponte de Lima faculta, também, o equipamento necessário, a título gratuito, sendo as aulas acompanhadas por monitor. As reservas poderão ser feitas em presença, por telefone ou através da internet, estando a prática dependentes dos horários disponíveis. "Esperamos que esta iniciativa tenha sucesso e que outros (campos) se juntem a nós na divulgação da modalidade, uma vez que estas estruturas só podem crescer com o aumento do número de praticantes", disse, ainda, a mesma fonte, assinalando que o Norte do país "conta um menor número de praticantes que o Sul, o que poderá ser explicado pelo também menor número de campos que aqui existem, o que dificulta a nossa promoção turística no exterior".
Participado por todos os municíupios da região minhota, o projecto "Minho In" prevê a criação, dentro de cerca de dois anos, de seis novos campos de golfe, quatro deles no distrito de Viana do Castelo. A saber: em Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. Segundo anunciado, o processo mais adiantado é o de Cerveira, encontrando-se o equipamento, estimado em dez milhões de euros, previsto para a freguesia de Covas. No distrito de Braga, os "greens" deverão vir a nascer em Tibães e em Vieira do Minho.